Como funciona o fluido de freio?
“O fluido de freio é o grande responsável por transmitir a pressão feita no pedal, durante a frenagem, para as 4 rodas do veículo. Isso ocorre por meio de mangueiras conectadas ao cilindro mestre, que bombeiam o líquido de maneira uniforme até as pastilhas e lonas de freio, causando por sua vez a desaceleração do veículo”.
Trata-se de um sistema fechado, ou seja, após acionado, esse líquido retorna ao cilindro mestre para posterior uso, havendo mínimo desgaste e perda em volume. Por esse motivo fique de olho, fluidos de freio jamais devem ser mantidos abaixo de seu nível normal.
Além disso, o fluido de freio é responsável por suportar o calor gerado no sistema durante a frenagem do automóvel. Isso se deve às características lubrificantes e anticorrosivas, que mantêm a integridade de todo o sistema. “Por isso ele é essencial para garantir que não haja falha nos freios”.
Qual é a importância do fluido de freio ?
Fluidos de freio são componentes essenciais para qualquer sistema de frenagem automotivo. “Se não for trocado com a quilometragem e o tempo correto, o fluido vai absorver umidade dentro do conjunto, podendo acarretar falhas na ação dos freios”.
Segundo a especialistas, o acúmulo de água é o maior vilão do fluido de freio, e deve ser monitorado cuidadosamente. “Essa deve ser a maior preocupação no momento da troca. Por ser higroscópico, o líquido absorve umidade toda hora, desde o momento em que é aberta a embalagem”.
Uma vez contaminado com água, o fluido de freio perde sua característica essencial: o ponto de ebulição.
Líquidos com alta concentração de umidade podem ter sua eficiência de frenagem reduzida em até 40%, representando um sério risco à segurança do motorista.
“Para evitar essa umidade recomendasse que troque o fluido no sistema de uma só vez, e não somente completando o nível do reservatório”.
COMO ESCOLHER O FLUIDO IDEAL ?
A melhor dica na hora de optar pelo fluido de freio ideal é seguir o manual do fabricante do veículo, que define o tipo de fluido a ser aplicada em cada sistema.
O recomendado é escolher produtos certificados pelo Inmetro e de marcas reconhecidas, evitando comprar itens fora de especificação e normas. Fluidos de boa procedência garante que a atuação do sistema de freios mantendo um nível alto de estabilidade, qualidade e segurança de frenagem proporcionados pela fabricante.
Além da portaria 078/2011 do Inmetro, outras agências reguladoras internacionais fiscalizam a qualidade dos fluidos de freio. São elas:
- a Sociedade dos Engenheiros Automotivos (SAE International), que emite o selo SAE J1703;
- a Norma Federal de Segurança para Veículo Automotor dos Estados Unidos (FMVSS), responsável pelo selo FMVSS 116;
- a tradicional agência ISO, emissora do selo ISO 4925.
Tipos de fluido no mercado.
Fluidos de freio atualmente estão divididos em 4 categorias, classificadas pelo Departamento de Transporte dos Estados Unidos da América (Department of Transportation).
A partir daí surgiu a nomenclatura DOT, comumente utilizada por fabricantes de líquidos de freio em todo o mundo.
Cada tipo de fluido leva em conta 2 características essenciais: ponto de ebulição e compressibilidade.
DOT 3
- Aplicação: desenvolvida para sistema hidráulico de freios e embreagens com uso moderado;
- recomendação: veículos de linha leve, somente para uso comum;
- umidade: 0,20% m;
- ponto de ebulição seco: 200°C;
- ponto de ebulição úmido: 215°C;
- densidade a 20°C: 1,125 g/cm³;
- perda por evaporação: 37,99% (m/m).
DOT 4
- Aplicação: foi desenvolvida para sistema hidráulico de freios e embreagens de automóveis, caminhões, ônibus, pick-ups e tratores;
- recomendação: veículos de linha leve, pesada e importados;
- umidade: 0,075% m;
- ponto de ebulição seco: 245°C;
- ponto de ebulição úmido: 220°C;
- densidade a 20°C: 1,11 g/cm³;
- perda por evaporação: 17,48% (m/m).
DOT 5 e DOT 5.1
- Aplicação: desenvolvida para sistema hidráulico de freios e embreagens de automóveis, caminhões, ônibus, pick-ups e tratores;
- recomendação: veículos de linha leve, pesada e importados, com destaque para situações em que haja altas temperaturas e maior fluidez (alta performance);
- umidade: 0,075% m;
- ponto de ebulição seco: 280°C;
- ponto de ebulição úmido: 270°C;
- densidade a 20 °C: 1,10 g/cm³;
- perda por evaporação: 17,48% (m/m)
DOT 5 e DOT 5.1: existe diferença entre eles ?
De características bem semelhantes, os fluidos de freio das categorias DOT 5 e DOT 5.1 apresentam uma diferença marcante, mas que é essencial à sua aplicação no sistema automotivo.
Enquanto líquidos da linha DOT 5.1 mantêm sua formulação com base em glicóis (e portanto higroscópicos), fluidos da categoria DOT 5 apresentam composição à base de silicone. Isso garante a eles uma característica hidrofóbica, com maior resistência à umidade.
Fluidos DOT 5 são os mais recomendados para veículos que operam com o sistema ABS, que exige maior eficiência e performance na frenagem. Entre as desvantagens estão o alto custo e a impossibilidade de misturá-los com outros fluidos.
Então fica a dica ai novamente, lembre-se de sempre consultar o manual do veiculo e assim utilizar o fluido mais eficiente para o tipo de sistema de frenagem do veiculo.
Quando trocar o fluido de freio?
Como dito anteriormente, cada veículo traz de fábrica especificações para a troca do fluido de freio. especialistas recomendam que a melhor opção é que a troca seja feita a cada 1 ano, recomenda-se que em uso severo (dentro da cidade) seja trocado com 6 meses.
Independentemente de qual for a escolha do motorista, é sempre importante ficar atento aos sinais luminosos que estão no painel do veículo. Caso a luz do freio de mão está acesa mesmo com a alavanca abaixada, é indicado levar o automóvel a uma oficina de confiança para a avaliação do fluido de freio.
Além disso, é recomendado ao motorista verificar sempre que for possível o reservatório do fluido de freio, evitando assim surpresas ao desacelerar o automóvel.
Agora você conhece todas as especificações do fluido de freio e sua importância para o sistema de frenagem do veículo, venha agora para Casa Do Óleo e iremos avaliar para você.