5 dicas que irão salvar o CÂMBIO AUTOMÁTICO do seu veiculo

5 dicas que irão salvar o CÂMBIO AUTOMÁTICO do seu veiculo

1- Atenção ao lubrificante do câmbio automático do seu veiculo.

Consulte o manual do proprietário do seu veiculo, isso porque os fabricantes determinam o tempo de uso deste fluido para cada veiculo.

em geral o uso máximo deste fluido pode variar entre 50mil km á 80mil km, ou até 2 anos de uso prolongado.

é preciso que também a pessoa que uso o veiculo ficar atento a possíveis irregularidades ao passar as marchas e ruídos. 

2- Líquido do arrefecimento

O arrefecimento do motor também causa prejuízos se não estiver entre as tarefas de “cuidar bem do câmbio automático do seu veiculo”. Isso porque o líquido do radiador refrigera ou superaquece a transmissão.

Dessa forma, se ocorrer o superaquecimento do propulsor automático pode aquecer o câmbio também. Assim, a manutenção preventiva é essencial, a fim de evitar este estrago.

3- Colocar sempre o câmbio no modo correto

Pode parecer algo claro, mas que nem sempre os proprietários de carros automáticos estão cientes…
Por exemplo: na hora de estacionar, é preciso puxar o freio de mão. No caso, antes colocar o câmbio na posição P (parking). Assim, eliminamos esforços extras no desengate, evitando trancos prejudiciais.

Além disso, não é preciso colocar o câmbio na posição Neutra toda vez em que o carro estiver parado. Isso porque, de acordo com especialistas, a maior parte das trocas nas transmissões automáticas são feitas sozinhas.

4- Freio Motor

Por exemplo, em descidas prolongadas e íngremes, recomenda-se manter o câmbio em marcha reduzida. Isso porque deixar no modo D costuma sobreaquece os freios, causando avarias nos discos em curto prazo, e diminuindo a vida útil da caixa de câmbio e também dos freios.

5- Estacionar usando o freio de estacionamento

Mantenha o carro automático em freio de estacionamento, sempre que estiver em uma subida ou descida. Esse é o primeiro passo. Em seguida, coloque o câmbio na posição P.

E, ao sair, faça exatamente o contrário. Ou seja, insira a alavanca em D e, só depois, solte o freio de mão, certo? 

Seguindo essa regra você evita o travamento do câmbio no P.

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